Marques de Casa Concha: almoço com Marcelo Papa

A Marques de Casa Concha, marca pertencente à Concha y Toro, foi lançada em 1976, em homenagem ao título de nobreza recebido por Don José de Santiago Concha y Salvatiera, pela sua importância na história do Chile. Hoje a linhagem super premium dos vinhos fica sob o encargo do enólogo Marcelo Papa, que busca expressar todo o caráter e nobreza das tradicionais cepas chilenas. O portfólio disponível do mercado brasileiro é interessante e muito importante para Concha y Toro, tanto que Papa desembarcou essa semana em Salvador para falar sobre algumas mudanças na produção, que irão enaltecer a qualidade dos vinhos. O encontro aconteceu no Restaurante Amado, com menu harmonizado preparado pelo chef Fabrício Lemos. Depois de um bate-papo descontraído, a entrada de Polvo com Vinagrete de Manga Verde foi harmonizada com o Marques de Casa Concha Cardonnay, de boa acidez e final adocicado e persistente.    
O prato principal escolhido pelo chef foi um Pernil Suíno au jus com Ravióli de Maçã Verde estava ótimo e combinou muito bem com a sequência de vinhos tintos degustados, a começar pelo Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon Edição Limitada 2013, de sabor frutado intenso e estruturado. Depois foi a vez de um rótulo de alta qualidade produzido em vinhas chilenas bem antigas, o Vigno - Vignadores de Carignan. Equilibrado e de frescor marcante, a casta Carignan produzida na região do Vale do Maule impressionou bastante. Por fim, foi a vez do Marques de Casa Concha Syrah, que é envelhecido por 14 meses em barris de carvalho francês e recomendado para harmonizar com pastas servidas com carne e reduções intensamente temperadas. 
A sobremesa escolhida para finalizar o almoço foi tipicamente baiana: a cocada. Chamada de Coco, Coco e Cocada, a mistura de sorbet de coco, cocada bombocado e creme anglaise de coco encantou Marcelo Papa e os demais convidados, fechando o evento com chave de ouro. Para quem não sabe, o Marques de Casa Concha conseguiu, ano após ano, importantes prêmios internacionais, transformando-se numa das marcas com maior consistência e solidez do seu segmento. Fora isso, o custo-benefício dos rótulos é outro grande atrativo da marca, que pode ser encontrada aqui em Salvador em vários restaurantes e na Perini. 

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